conexao saud e sociedade

Relação

Saúde uma palavra, vários predicativos; a ausência dela não escolhe classe social, mas aos mais necessitados a situação é mais agravante, devido aos recursos e a desigualdade. Vários fatores são relacionados ao bem-estar, sendo eles internos/externos. Os fatores internos são aqueles que envolvem: a genética, hereditariedade, doenças autoimune, malformações congênitas, metabolismo, idade, entre outros. Logo os fatores externos são: hábitos, a rotina, família, trabalho, ambiente, rede social, entre outros; esses que podem ser mudados aos poucos. Tudo está intimamente ligado aos seus comportamentos, além da renda, as escolhas e muitas outras coisas. No mundo são milhões e milhões de pessoas que passam por alguma dificuldade; os conflitos internos, bem como a sociedade, nunca enfrentaram tempos tão difíceis. O 'padrão' delimitado, e a convivência em grupo está ferida, e impõe regras e o 'certo' de forma corrosiva; estamos presos em uma realidade virtual, que prometeu nos aproximar, mas apenas nos afasta, as redes sociais hoje estão na vida de todos e impactam sua mente e o emocional. Os problemas ambientais, geram também problemas de saúde; menos áreas verdes, poluição, emissões de gases, mudanças climáticas, ocasionam má qualidade do ar, sem fontes de água segura, alimentos transgênicos expostos a insumos agrícolas, raios UV muito fortes e inúmeras outras coisas. Um mal físico pode também levar a existência de algo mental ou emocional, vice-versa; exemplo da obesidade, cuja origem pode ser físico quanto emocional/mental; muitas vezes, o indivíduo com transtorno mental não se trata, ou também não recebe apoio, ter um acompanhamento faz uma enorme diferença, para que o quadro não progrida e para melhor qualidade de vida, consequentemente fará com que se sinta melhor. Pois se você não está bem o seu redor não estará também!